________________
Pratikraman
17
assim como eu posso falar dessa maneira? É necessário que eu fale desta maneira? Eu não deveria falar assim de ninguém e é por isso que eu faço pratikraman imediatamente depois de dizer isso. Isso é porque eu fico aquém por quatro graus (360° é a Iluminação Absoluta; Dadashri está em 356° graus) e portanto eu devo fazer pratikraman.
Embora eu deliberadamente use palavras duras, de acordo com a natureza, isto é um erro e, portanto, eu faço aquele que cometeu atikraman (A.M.Patel), fazer pratikraman. Cada erro tem seu pratikraman. Minha intenção, porém, é não ferir ninguém.
Eu não posso dizer que não é assim, quando é, e viceversa. É por isso que algumas pessoas sentem-se magoadas com o que eu digo. Se eu disser que algo existe quando isso não acontece, você será enganado, se eu lhe disser como é, as pessoas questionam o que eu disse. Por tudo isso, eu tenho que fazer pratikraman, porque em nenhuma circunstância ninguém deve ser ferido. Se alguém acreditava que havia um fantasma na figueira, e se eu lhe dissesse que tal coisa não existia, eu posso ferir seus sentimentos por discordar dele. Então eu tenho que fazer pratikraman. Eu sempre tenho que fazer.
Interlocutor: Se alguém interpreta mal alguma coisa, o que devemos fazer?
Dadashri: Todas estas chamadas verdades com as quais você se depara são verdades relativas; elas são falsas. Elas podem estar certas de acordo com a maneira do mundo, mas do ponto de vista real, elas estão todas erradas. Pratikraman deve ser feito para cada ponto de vista. Você deve até mesmo fazer Pratikraman por dizer: “Eu sou um mestre espiritual”, porque esta é uma crença errada. Na realidade você é Eu verdadeiro puro. Todas as outras crenças são crenças errôneas. Você entende isso?
Interlocutor: Sim, de fato, eu entendo.