________________
98
Pratikraman
você não sentir bem-aventurança, quando você faz pratikraman, isso significa que você ainda não aprendeu a fazê-lo corretamente. Uma pessoa não é humana quando ocorre atikraman e ela não sente qualquer dor ou remorso.
Interlocutor: De qual raiz do nosso grande erro você está falando Dada?
Dadashri: Antes, você não conseguia ver nenhum erro, não é? Os erros que você vê agora são os seus erros palpáveis. Você vai ver até mesmo além desse nível.
Interlocutor: Estamos falando sobre os níveis sutis, muito sutis e extremamente sutis...?
Dadashri: Você vai continuar a ver seus erros.
Quando você faz pratikraman para sua vida toda, você não está nem no estado de libertação, nem é você nesta vida terrena. Quando você faz pratikraman, na verdade, você está assistindo a um documentário de seu passado. Durante este tempo não há interrupções da sua mente, seu intelecto, suachit ou seu ego. Todo o seu mecanismo interno da mente, intelecto, chit e ego está silencioso. Durante esse tempo, só pragnya (força direta da Alma pura) está funcionando. A Alma pura não está fazendo nada.
Quando erros são cometidos e não são reconhecidos na consciência alerta, tornam-se ocultos e se acumulam em camadas. Estas camadas continuam a crescer e, no momento da morte, uma somatória de todos estes erros acontece na hora final.
É por causa da luz do Gnan que, atualmente, você é capaz de ver os erros cometidos no passado, o que não tem nada a ver com a memória.
Interlocutor: Será que o pratikraman tem qualquer efeito sobre a Alma (Eu real)?