________________
100
Pratikraman
o cercam. Esta convicção permanecerá. Quando você vê faltas em qualquer um, é seu próprio erro; você mesmo está em falta e deve fazer pratikraman para isso. Na minha convicção e experiência, o mundo é impecável e isso é evidente em minha conduta. Você, no entanto, não tem a mesma experiência. Você ainda vê faltas no mundo. Você tem que fazer pratikraman quando alguém faz algo de errado com você porque você o vê como culpado.
Interlocutor: Será que atikraman nunca ocorre se a pessoa permanece na consciência da Alma pura?
Dadashri: Sim, você pode ter atikraman como também pratikraman.
Se você sentir que você não fica em sua pura consciência desperta e foi pelo caminho errado e começou a ver o mundo com os olhos de Chandulal, então você deve fazer pratikraman por ter perdido a consciência da Alma pura. Tomar o caminho errado é um desperdício de tempo e energia, mas não há repercussões disto porque não fere os outros e assim o pratikraman não é necessário. Você ainda tem mais uma vida, assim você não precisa se preocupar com isso por enquanto. Mas aqueles que com certeza querem permanecer em sua consciência desperta devem fazer pratikraman.
Eu, raramente, uso este vidhi. Em Aurangabad, eu fiz um vidhi para limpar falhas de incontáveis vidas passadas de mahatmas. Foi um vidhi de uma hora de pratikraman em que o ego de todos foi dissolvido. Eu costumava fazer esse vidhi de pratikraman uma vez por ano. Havia cerca de trezentas pessoas ou mais que choraram intensamente após o vidhi. Todos os seus inimigos internos foram dissipados. Até maridos se prostraram aos pés de suas esposas e pediram perdão. A servidão de muitas vidas foi limpa.