________________
Pratikraman
87
Dadashri: No que concerne a seus pensamentos, tudo que você tem a fazer é observá-los. Não há pratikraman para pensamentos. No entanto, se você tem maus pensamentos sobre alguém então é necessário pratikraman. Pensamentos sobre vacas, búfalos e qualquer outra coisa simplesmente desaparecem na presença do Gnan. Se você observá-los com consciência desperta eles simplesmente passarão. Eles só precisam ser observados. Não há necessidade de pratikraman para estes.
Imagine que você vem para a satsang e vê todos parados. Você pode se perguntar por que todo mundo está simplesmente parado. Para um pensamento tão negativo, você deve fazer pratikraman imediatamente.
Interlocutor: Será que deveríamos fazer pratikraman para os efeitos de nossos karmas ou para o que acontece internamente?
Dadashri: Pratikraman é para o que acontece no interior.
Interlocutor: É para os nossos pensamentos ou para a nossa intenção?
Dadashri: Para sua intenção. Por trás de cada pensamento há sempre a intenção. Se houve atikraman, então deveria ser feito pratikraman. Atikraman é quando você tem maus pensamentos. Você pode ter maus pensamentos sobre esta senhora sentada aqui; então deveria voltar atrás dizendo a si mesmo: “Tenha bons pensamentos sobre ela.” Você pode pensar que esta pessoa sentada aqui é inútil. Por que você tem tais pensamentos? Você não tem o direito de avaliar o valor de ninguém. Se tiver que falar alguma coisa, então diga que todo mundo é bom. Ao dizer isso, você não será responsável pelo karma, mas se disser que esta pessoa não vale nada, então isso é atikraman. Para isso, você deve fazer pratikraman.