________________
Pratikraman
91
Interlocutor: Mesmo depois de fazer pratikraman, se as mesmas faltas vêm à mente, isso significa que não estamos livres dessas faltas?
Dadashri: As faltas são como camadas de cebola. Quando você descasca a camada exterior de uma cebola há ainda outra camada abaixo. Essas faltas têm muitas camadas. Com cada pratikraman que você faz, uma camada é retirada. Desta forma, quando você faz uma centena de pratikramans ou mais, eventualmente a falta desaparece. Algumas faltas cessarão depois de cinco pratikramans e algumas podem exigir mais. Uma falta requer tantos pratikraman quanto o número de camadas que ela tem. Quanto mais tempo levar para o pratikraman, maior e mais pesada a falta.
Interlocutor: Explique o que você quer dizer quando afirma que o que vem à mente precisa de pratikraman e qualquer desejo que surja exige pratyakhyan.
Dadashri: Quando vem à mente, você deveria entender que o evento ainda é muito "pegajoso" e o pratikraman irá livrá- lo dele.
Interlocutor: Devemos fazer pratikraman tantas vezes quanto vier à mente?
Dadashri: Sim, tantas vezes. Você deve manter a intenção do pratikraman. Para eles virem à mente requer tempo. Você se lembra das faltas à noite?
Interlocutor: Elas vêm dependendo de determinadas
circunstancias.
Dadashri: Sim, por causa das circunstâncias.
Interlocutor: E o que dizer dos desejos?
Dadashri: Um desejo é onde suas tendências internas se tornam evidentes. A intenção de que você teve anteriormente,