________________
Pratikraman
81
Qualquer que seja a força com que o karma tenha se tornado sólido, uma quantidade correspondente de força de arrependimento será necessário para seu pratikraman.
Interlocutor: Quando fazemos uma resolução firme, com absoluta sinceridade, que não queremos cometer o mesmo erro novamente, estamos propensos a cometê-lo outra vez? Isso está sob nosso controle?
Dadashri: Sim, isso acontecerá novamente. Por exemplo, se eu tivesse uma bola e a jogasse, uma vez que a bola é jogada, ela não vai parar de quicar, mesmo que eu deseje isso. Jogar a bola foi apenas uma única ação, mas se depois de jogar eu digo que eu não desejo jogar e digo à bola para parar de quicar, ela vai parar?
Interlocutor: Não, não vai. Dadashri: Então o que vai acontecer? Interlocutor: Ela vai quicar várias vezes.
Dadashri: Então saiu de minhas mãos e foi para as mãos da Natureza. A Natureza vai fazê-la parar. E assim com tudo. Todos os nossos erros caem nas mãos da Natureza.
Interlocutor: Então, quais são os benefícios do pratikraman, uma vez que ele cai nas mãos de Natureza?
Dadashri: Muitos benefícios. Benefícios tremendos. O pratikraman tem um impacto tão grande que se você fizer pratikraman para alguém por uma hora, vai trazer tremendas transformações dentro dessa pessoa. Mas a pessoa que faz pratikraman deve ter este Gnan. Ela própria deve ser pura. Ela tem que ter a experiência “Eu sou Alma Pura (shuddhatma).” O Pratikraman terá um efeito tremendo. Pratikraman é a nossa maior arma.
Se a pessoa não recebeu este Gnan, a prakruti estará