________________
22
QUEM SOU EU?
aceitam a culpa por seus próprios erros com dignidade? Eu disse: “Esse é o próprio 'enigma indiano'; o maior enigma de todos os enigmas indianos. Você não será capaz de resolvê-los. Os indianos nunca aceitarão seus próprios erros, ao passo que vocês estrangeiros são muito dignos na aceitação de suas próprias falhas.”
CONTRADIÇÃO NO QUE DIZ QUE É O 'FAZEDOR’
Sanyog (um evento, associação de circunstâncias) e viyog (dissipação de circunstâncias) ocorrem por conta própria. Mas um homem com ego inflado assume o crédito. Quando um homem ganha dinheiro, ele diz: “Eu ganhei isso”, mas quando ele sofre perdas, ele perde toda aconfiança e se desespera: “O que eu poderia fazer??
Questionador: Sim, às vezes eu digo a mesma coisa.
Dadashri: Se você é o 'fazedor', então você nunca vai dizer: “O que eu poderia fazer?” Vamos pegar um exemplo simples, de fazer kadhee (um prato Gujarati feito de iogurte). Se o kadhee fica bom e gostoso, a pessoa que o preparou assume o crédito e diz: “Eu fiz isso.” No entanto, se ele transborda enquanto cozinha, a pessoa diz: “O que eu poderia fazer? As crianças estavam me incomodando, o telefone estava tocando constantemente, o fogo estava muito alto etc” Por que todas essas desculpas? Eu entendo que todo mundo diz isso. Quando um paciente se recupera de sua doença, seu médico irá afirmar: "Eu lhe salvei a vida”, mas se o paciente morre então ele vai dizer: “O que eu podia fazer?” Por que fazer tais afirmações infundadas, sem suporte?
VOCÊ DESPERTOU OU FOI ACORDADO?
Se você acorda cedo de manhã, você vai dizer: “Eu acordei.” O que faz você pensar que é capaz de acordar cedo? À noite, quando não consegue dormir, você vai dizer: “Não