________________
QUEM SOU EU?
verdadeiro e do não-Eu, e passou pelo processo de separação, adquiriu Atma Gnan. Quando você se torna consciente das qualidades inerentes e diferenças do Eu verdadeiro e do nãoEu, você adquiriu Atma Gnan.
Não é possível alcançar Atma Gnan sozinho. Isso ocorre porque agora, você está vivendo e se comportando como prakruti e está tentando destruir o prakruti enquanto está nele. Como isso pode ser possível? Você só será capaz de arranhar a superfície, mas você não será capaz de destruir totalmente prakruti. Por exemplo, se esta roupa se sujar você vai precisar de sabão para remover a sujeira. No processo de limpeza, o sabão vai deixar um resíduo. Enquanto você remove um tipo de resíduo, outro tipo se instala. Então você tem que usar Tinopal (uma marca de alvejante de roupas na Índia) a fim de remover os resíduos do sabão. O Tinopal também vai deixar a sua própria mancha. Estou usando esta analogia para ajudar você a entender por que não é possível alcançar Atma Gnan através do próprio esforço. A menos que a pessoa receba Atma Gnan, não é possível destruir prakruti. Ela ( prakruti ) pode ser enfraquecida, mas não dissolvida. Depois de reconhecer os atributos do Eu verdadeiro e os do não-Eu, você tem a solução. O Gnani Purush pode ajudá-lo a conhecer todos os atributos. Apenas um Gnani Purush pode separar o Eu verdadeiro do não-Eu para você.
Por exemplo, este anel de ouro é uma mistura de cobre e ouro. Quem você acha que será capaz de separar o ouro do cobre?
Questionador: Só um ourives.
Dadashri: Sim, um ourives pode separar ouro e cobre, porque ele conhece as qualidades de ambos os elementos. Da mesma forma, um Gnani Purush sabe as qualidades do Eu verdadeiro das do não-Eu e assim, pode separar os dois.