________________
QUEM SOU EU?
35
EXPERIMENCIAR MOKSHA NA VIDA COTIDIANA
Questionador: Essa liberdade ou moksha é experienciada enquanto se vive (jeevanmukti) ou é a liberdade que vem após a morte?
Dadashri: Qual o sentido de ter liberdade depois que você está morto? É assim que as pessoas são enganadas com promessas de moksha após a morte e ficam presas. De que serve uma moksha pendente para você nesta vida? Você precisa ser capaz de experimenciá-la aqui e agora. Caso contrário, como se pode ter certeza de que existe essa tal moksha? Moksha após a morte é como moksha emprestada. A pessoa não pode depender de coisas que são emprestadas. Você precisa ter a moksha em suas mãos, como dinheiro vivo. Você deve ser capaz de experienciar esta moksha enquanto está vivo, assim como o Rei Janak experienciou viver a moksha durante sua vida. Você já ouviu falar disso? Questionador: Já ouvi falar.
QUEM ALCANÇA MOKSHA? Questionador: Então, na realidade, quem atinge moksha?
Dadashri: Apenas o ego é liberado através moksha. A pessoa que está vinculada é aquela que atinge moksha. É aquela que sofre, que atinge moksha. Atma em si é o estado de moksha.
Aquele que está vinculado e aquele que sofre por estar vinculado são aqueles que buscam a libertação. É o ego que sofre a dor da servidão, por isso, é esse mesmo ego que quer ser libertado. Agora, a menos que a ignorância seja removida, o ego não pode ser libertado. Quando você atingir o Gnan do Gnani Purush a ignorância será suspensa e o ego será libertado.