________________
QUEM SOU EU?
65
Sang = associação) diariamente. Você provou alguma coisa e encontrou doçura nela.
A partir de agora, você terá a experiência, consciência plena e convicção de seu Eu real. Esta é uma ocorrência natural. A duração de tempo pode variar. A experiência e consciência plena flutuam, enquanto a convicção do estado puro é constante. Quando a convicção é constante, tal estado é chamado samkit kshayak. A convicção de que flutua é chamado darshan samyak ou upsham samkit. A consciência plena tende a mudar, dependendo do que se está fazendo. Se a pessoa está falando com alguém, sua consciência não vai estar lá. Quanto à experiência, isso ocorre quando ela está sozinha. Assim, através desses três aspectos, a convicção, experiência e consciência plena (pratiti, anubhav e laksh), todas as tendências mentais e corporais (vrutis) que vagaram, por vidas infinitas, agora revertem para o Eu verdadeiro. Elas mudam de direção, terminando todas as andanças sem rumo.
Questionador: Que tipo de tendências (vrutis)?
Dadashri: Todos os tipos. Há as do chit (o componente de visão interior e conhecimento prévio na mente), as relacionadas com a aquisição de coisas materiais, aquelas que querem experienciar os prazeres sensuais. Há muitos tipos diferentes de tendências. Essas tendências que costumavam vagar pelos mercados do mundo, agora revertem e voltam ao Eu verdadeiro e param de vagar.
O ESTADO DO EU VEDADEIRO É
ABSOLUTAMENTE PURO Após este Gnan, sua ilusão preexistente: “Eu sou o 'fazedor”” é aniquilada. Você está absolutamente puro. Para perpetuar o estado de consciência desperta, pura, esse estado tem sido chamado Shuddhatma' (Alma pura). Ela representa a consciência plena que é pura.