________________
QUEM SOU EU?
63
e bem desperto, depois que alguém o acordou do sono. Ele responde a seu verdadeiro nome.
Depois de se tornar consciente da sua verdadeira identidade como o Eu Puro, você se torna desperto. Mas enquanto a pessoa tem a crença: "Eu sou Chandulal”, consideramos que ela está dormindo. O Gnani é capaz de dissolver essa crença errônea e despertá-lo para a crença correta que você é Shuddhatma. Uma vez que esta consciência se estabelece dentro de você, você se torna separado de Chandulal, para sempre.
CONSCIÊNCIA NUNCA ANTES EXPERIENCIADA
Srimad Rajchandra referiu a isso assim:
Através do ensino Supremo do Altíssimo Guru (Sadguru) veio a consciência plena, nunca antes percebida. O Eu verdadeiro permanece no Eu verdadeiro. A ignorância se foi para sempre.
Antes deste Gnan, a pessoa só está consciente do corpo. A pessoa que agiu como Chandulal agora reverte para o estado de Eu verdadeiro. Aquela, que foi a morada original, se torna a morada original, e a falsa morada: “Eu sou Chandulal" desaparece.
TORNAR-SE NIRVIKALP
Após o Gnan: "Eu sou Chandulal” é dito para identificação apenas nos assuntos terrenos. "Eu sou Shuddhatma" e: "Isso é meu, recaem em seus lugares corretos e separados. Após o Gnan, o sankalp ("Eu sou Chandulal") e o vikalp ("Isto é meu") não existem mais. Este é o estado nirvikalp. O estado Nirvikalp é um estado onde a pessoa permanece na consciência plena de seu Eu verdadeiro real. O estado Nirvikalp só pode existir na ausência de sankalp e vikalp. Inicialmente, você sente o gosto deste samadhi nirvikalp, que progride com o tempo. Mas o
99