________________
QUEM SOU EU?
25
karma (semeando novas sementes de karma). Se você parar de criar (carregar) novo karma, você será livre. Entretanto, sem o Gnan (libertação da Alma ), não se pode parar de criar novo karma.
'FAZEDOR' = PRAKRUTI, 'NÃO FAZEDOR' =
ATMA ( ALMA ) Todo e qualquer ser humano neste mundo é um 'T-OP’.( pião ). O que é um 'top'? É um brinquedo que gira, quando em sua ponta, um cordão é enrolado em torno dele e depois puxado. A parte superior vai girar até toda a sua energia se dissipar. Neste exemplo, o enrolamento do cordão é o purushaarth bhaav (causa) e o giro é prarabdh (efeito, resultado). Isto é prakruti (natureza primordial) uma pessoa ao fazer as coisas, mesmo que ela diga: “Eu estou fazendo isso.” Ela é, em essência, como uma marionete em um cordão. Prakruti a leva a fazer penitência, canto de mantras ritualizado, meditação etc., mas ela (a pessoa ) acredita que é ela que está fazendo estas coisas.
Questionador: Fale-nos sobre 'prakruti', Dada.
Dadashri: No momento em que você afirma ser o 'fazedor' (karta), prakruti se manifesta. Como Atma (Alma ), você é o ’não fazedor '(akarta). Você tem a crença errada: “Eu sou Chandulal” e “Eu sou o fazedor. ” No momento em que você diz isso, você se torna vinculado. É por causa dessa crença errada, que prakruti se manifesta. Enquanto há ignorância do ’Eu’Real, a pessoa sente que ela é o 'fazedor ’e ela se torna, vinculada à sua prakruti. Quando se alcança a consciência desperta (Gnan Vidhi) : Eu não sou o 'fazedor' e deixa-se de ser o 'fazedor’, o prakruti não mais permanece. A partir desse momento, a pessoa não vincula nenhum novo karma. No entanto, karmas passados permanecem e estes têm que ser descarregados.