________________
16
RAIVA
Há circunstâncias que são inevitáveis. O chefe da família vai repreender seu empregado por quebrar as coisas, mas ele iria permanecer em silêncio se seu enteado fizesse o mesmo. Ele permanece em silêncio com as pessoas que ele considera importantes e ele grita com o empregado, a quem ele considera ser inferior. Isto é egoísmo. As pessoas não se calam na presença de seus superiores? Se o Dada quebrasse alguma coisa, nem mesmo um único pensamento passaria por suas mentes, mas se o empregado quebrasse alguma coisa, como seria? Mesmo que as pessoas entendessem com seusbuddhi (intelecto), não bastaria! Se o buddhi tivesse sido desenvolvido e modelado com compreensão, então não haveria argumentos. Será que a bronca ajuda restaurar o estrago? Ele só dá à pessoa uma pequena satisfação. Além disso, há a rixae estresse mental envolvidos nela.
Na situação acima, a pessoa não só teve o prejuízo das xícaras quebradas, mas perda tambémcom a agitação interior que foi criada. Em terceiro lugar, houve perda por causa da hostilidade criada contra o empregado. O empregado acha que está sendo tratado com crueldade, porque ele é pobre. Ele vai abrigar hostilidade e vinculará carma vingança para a próxima vida. Deus disse que não se deve vincular vingança contra ninguém. Sempre que possível, vincule amor, mas não vincule hostilidade. Se você vincular o amor, em seguida próprio amor vai destruir a hostilidade. O amor vence o ódio. A vingança gera vingança e vai continuar a fazê-lo para sempre. A vingança é a razão para as infindáveis perambulações pela vida após a vida. Por que esses seres humanos vagam eternamente?
Que obstáculos surgem? Onde surgem as obstruções? Devemos destruí-las. É por causa de sua falta de visão que as pessoas encontram obstáculos. O Gnani Purusha lhe dá a visão ampliada que irá permitir que você veja as coisas exatamente como elas são.