________________
RAIVA
27
A pessoa fica com raiva quando seu orgulho é ferido. A raiva é facilmente detectada e, portanto, é fácil de remover, em comparação com o engano, que engana até mesmo o proprietário. A raiva é o primeiro dos kashayas a sair. A raiva é como munição, e onde quer que haja munição, há um exército pronto para lutar. Uma vez que a munição está esgotada, por que o exército ainda lutaria? Todo mundo iria simplesmente fugir. Ninguém iria ficar por aqui.
A NATUREZA DA RAIVA A raiva representa átomos voláteis. Se um barril contendopólvora inflama, começaria uma explosão. Quando toda a pólvora é consumida, o barril se torna inativo novamente. É assim que é com a raiva. Os átomos voláteis de raiva vão inflamar de acordo com a lei davyavasthit (evidências científicas circunstanciais) e vão explodir em todas as direções. Não é chamada de raiva (krodh) se nenhum taanto (elo de raiva) permanece. Chama-se raiva apenas quando há taanto associado a ela. Ela é chamada raiva quando há uma sensação de queimação no interior. Quando isso acontece, a queimação continua e isso afeta os outros também. Essa queimação se manifestada exteriormente, é chamadakadhapo, e se a pessoa experimenta a queima interna e inquietação, é chamadaajampo. O emburramento ocorre em ambos. RESISTIR A OU MANTER UM RANCOR É RAIVA
Se as pessoas não usam palavras rancorosas, então isso não fere ninguém. Não é apenas a raiva que é expressa exteriormente que constitui a raiva, mas também a ardência que a pessoa sente por dentro. A tolerância é na verdaderaiva em dobro. Tolerância significa suprimir continuamente. A pessoa vai perceber isso quando a mola da bobina da raiva reprimida um dia ricocheteia. Por que alguém deve ter que suportar isso? A pessoa apenas tem que encontraruma solução através do Gnan.