________________
Pratikraman
karma anterior e deve lhe agradecer. Você deve sentir uma obrigação para com ela. Ninguém sofre sem uma razão. Seu sofrimento é o resultado de seus próprios karmas passados.
Interlocutor: O pratikraman só deve ser feito por ver defeitos nos outros?
Dadashri: Não só por isso, mas também por falar mentiras, insultar ou ferir alguém. O Pratikraman deve ser feito se qualquer violência através de pensamentos, palavras ou ações for cometida contra qualquer ser vivo. O Pratikraman também deve ser feito pela violação de qualquer um dos cinco mahavrats (os cinco votos supremos de: ahimsa — não violência; satya — verdade, achoriya — não roubar; aparigraha — não cobiçar e bhramcharya — celibato).
2. Todas as Religiões Mencionam o Pratikraman
Deus disse que alochana, pratikraman e pratyakhyan são a essência da religião relativa. Estes têm que ser feitos instantaneamente; você não deve manter nada pendente. Se você ferir alguém, mantenha uma nota mental disso e então, faça alochana, pratikraman e pratyakhyan.
Nesse momento, o pratikraman “no mesmo instante” só é possível quando se é Auto-realizado e, portanto, capaz de ver suas próprias faltas. No entanto, se uma pessoa que não tenha atingido o Eu verdadeiro for aplicar o princípio da alochana, pratikraman e pratyakhyan em sua vida diária, ainda seria benéfico para ela, mesmo que não entenda isso. A Auto-realização eventualmente virá a ela.
A pessoa está destinada a alcançar a Auto-realização se sua alochana, seu pratikraman e seu pratyakhyan são feitos com sinceridade.
Interlocutor: Pratikraman seria se arrepender Pratyakhyan é decidir nunca repetir o erro?