________________
Pratikraman
105
Interlocutor: Você diz que atikraman é neutro (não carrega karma para os mahatmas) então por que há necessidade de fazer pratikraman?
Dadashri: Atikraman é neutro, mas quando a pessoa se torna absorto nele, ela está plantando a semente (a causa para um novo karma). Se você não fica absorvido durante atikraman então você não cria quaisquer causas. Atikraman em si não faz nada. E com pratikraman, mesmo quando você não se torna absorto, ele vai dar resultados. Você é o Conhecedor de quando Chandulal se envolve e também quando ele não se envolve. Você (a Alma pura) nunca fica absorto. É a mente, o intelecto, a chit e o ego que ficam absortos e "Você" é o que Conhece e Vê a estes.
Interlocutor: Se Chandulal fica absorto, então nós temos que dizer a Chandulal para fazer pratikraman, certo? Dadashri: Sim, Chandulal tem que fazer pratikraman. Interlocutor: É possível fazer pratikraman em sonhos?
Dadashri: Sim, você pode fazer pratikraman muito bem. O pratikraman que você faz em seus sonhos é melhor do que os que faz agora. Agora você os faz rapidamente, mas qualquer trabalho feito durante o estado de sonho é muito metódico. Também é muito bom quando vê Dada em seus sonhos. Você pode ver Dada melhor em seus sonhos do que pode em seu estado de vigília. Isso ocorre porque os sonhos são um estado natural e espontâneo e aqui este estado de vigília não é natural.
No caminho kramic, quando uma pessoa se torna Autorealizada não há pratikraman para ela. Depois de alcançar o Eu real, o pratikraman é considerado veneno. Para nós, o Eu real não tem que fazer pratikraman, fazemos Chandulal fazer o pratikraman. Porque este é o Akram Vignan, ainda há muita bagagem deixada no interior.