________________
A CULPA É DE QUEM SOFRE
Questionador: Que remédio existe para evitar o sofrimento?
Dadashri: O único remédio é moksha, a libertação do ciclo de nascimento e morte. Se você não impor nem mesmo um pouquinho de sofrimento aos outros e se você aceitar o sofrimento que outros impõem sobre você, então as suas contas do passado serão liquidadas e você vai alcançar a liberação.
Questionador: Deveria o ciclista acreditar que foi por causa de seu próprio erro e não pedir uma indenização ao outro motorista?
Dadashri: Ele deve pedir uma indenização, mas se o fizer assim, que não seja de uma forma relutante. Ele deve fazer o que precisa ser feito, mas ele deve fazê-lo sem qualquer raag (apego) ou dwesh (ódio) em direção a outra pessoa. Aquele que reconhece seu erro, não vai sentir nem apego, nem ódio.
Você deve fazer tudo aquilo que é exigido por vocês na vida terrena. Se um policial pede o seu nome, você deve dar a ele. Você tem que fazer seu papel material e cumprir as suas responsabilidades, mas isso deve ser feito como se você fosse um ator em uma peça, sem qualquer raag ou dwesh. O mundo só aceita aquilo que vê. Como uma testemunha do acidente, você tem que dar sua evidência, mas você não deve ter qualquer raag ou dwesh em direção ao motorista ou a motocicleta, porque na realidade ele não está com o erro. As pessoas o culpam, porque isso é o que elas vêem. É a percepção equivocada que as fazem ver isso como injustiça.
Questionador: Sim. Está correto.
Dadashri: Se uma pessoa está lhe machucando, ela não tem culpa. O erro é seu se você está sofrendo. Esta é a lei da natureza. Se este ponto sutil é compreendido, então todos os quebra-cabeças do homem serão resolvidos.