________________
RAIVA
lado de fora, mas tudo no interiorestá destruído. Parte de tudo o que ele acumulou para a próxima vida é gasta. O que acontece se mais for esgotado? Como um ser humano, ele come o pão, mas em sua próxima vida, como um animal, ele vai ter que comer capim.
Ninguém neste mundo pode dominar a raiva. A raiva tem duas partes. Uma parte vem como discórdia e a outra como inquietação. A discórdia é aparente para os outros e a inquietação permanece dentro, sem ser vista pelas outras pessoas. E a parte de discórdia de raiva que a pessoa é capaz de superar. No entanto, quando uma parte é suprimida, a outra parte aumenta. Quando alguém afirma ter dominado sua raiva, seu orgulho aumenta. Na realidade, a raiva não pode ser completamente dominada. Talvez a pessoa possa dizer que dominou sua raiva visível, a discórdia.
FICAR EMBURRADO É RAIVA Quando uma pessoa emburra com raiva, na verdade é a própria raiva. Por exemplo, se o marido e a esposa brigam intensamente durante a noite tanta raiva é gerada, que ambos ficam acordados inquietos, a noite toda. De manhã, a esposa lhe serve o chá batendo a xícara. O marido percebe então que ela ainda está emburrada. Isso é chamado de raiva. O emburramento pode durar qualquer período de tempo. Para alguns ele pode até perdurar a vida toda. Às vezes a raiva entre pai e filho cria tal animosidade entre eles que nenhum dos dois vai querer ver o rosto do outro. O emburramento é evidente a partir do olhar descontente no rosto de cada um deles.
O emburramento pode ser tamanho, que se alguém me insultou quinze anos atrás, e eu o encontro novamente hoje, no momento em que coloco os olhos sobre ele, eu vou me lembrar de tudodo passado. Isso é taanton (a conexão persistente com um evento passado). Normalmente o emburramento das pessoas