________________
68
A Ciência do Karma
absolutamente precisa. Ninguém é dono disso. Se não fosse assim, então poderia acontecer injustiça.
Questionador: O avião da Air Índia cair foi um 'instrumento' para todas aquelas pessoas? Foi Vyavasthit?
Dadashri: Apenas uma conta, nada acontece sem uma conta de débito-crédito.
Uma Boa Ação Não Pode Negar Uma Má Ação
Questionador: O sofrimento é um resultado líquido da adição e subtração de karma ruim e bom karma?
Dadashri: Não. Adição e subtração não ocorrem, as ações não se anulam mutuamente. Esta tem sido a regra desde a existência deste mundo. As pessoas iriam tirar proveito disso, se fosse esse o caso. As pessoas inteligentes iriam acabar fazendo uma centena de boas ações e dez más ações, deixando noventa créditos de boas ações. A natureza certifica-se de que tanto boas e más ações sejam experienciadas.
Questionador: Dada, é verdade que, quando fazemos qualquer tipo de trabalho de caridade como a construção de um hospital, o fruto dos outros karmas negativos que criamos será menos intenso?
Dadashri: Não, não é reduzido. Não há subtração ou adição na conta. Novos karmas são vinculados para as boas ações, mas a pessoa terá que sofrer as consequências de prejudicar os outros. Caso contrário, todas as pessoas calculistas de mente empresarial iriam subtrair os karmas ruins e manter o lucro. Não é assim. A lei natural é exata. Se você tiver feito algum mal, apenas uma vez sequer, seus frutos virão. Duas más ações não serão deduzidas de uma centena de boas ações. Ambas terão que ser experimentadas separadamente.
Questionador: Então, os frutos desses bons karmas e dos karmas ruins são separados?