________________
A Ciência do Karma
45
Dadashri: Então estas mordidas devem parar. Os percevejos vão embora depois de morder. O coitado vai deixálo sozinho depois de ter tido sua porção. Entretanto, a esposa continua mordendo incessantemente. Um pobre homem veio a mim reclamando que sua esposa continuava a mordê-lo como uma cobra. Que homem insensato! Em primeiro lugar, por que ele se casou e em segundo lugar, por que com uma cobra? Isso não faria dele uma cobra também? Só cobras fêmeas não se reproduzem, a menos que haja um macho por aí.
Questionador: Deve estar escrito em seu karma e, portanto, ele tem que sofrer picadas de sua esposa. Sua esposa não está em falta aqui.
Dadashri: É isso. Todo esse sofrimento está relacionado ao karma. É por isso que alguém arruma tal esposa, marido, sogra etc. Há uma abundância de boas esposas, maridos e sogras no mundo. Por que é que você está preso a uma que o morde?
Alguns homens brigam constantemente com as esposas. Os tolos não percebem que o sofrimento é por causa de seu próprio karma. As pessoas sempre culpam o’instrumento'. A esposa é apenas um 'instrumento'. Por que você continua mordendo o 'instrumento’? Você não vai conseguir nada fazendo isso. Em vez disso, você irá para uma forma de vida mais baixa. As pessoas não têm ideia sobre o tipo de forma de vida que há na loja para elas, então elas permanecem insensíveis. Se elas fossem informadas que em sua próxima vida elas vão adquirir quatro pés e uma cauda (vida animal) elas iriam moldar-se de imediato.
Questionador: De quem é o pior karma, do marido ou da esposa, ao lutar um com o outro?
Dadashri: Daquele que sofre mais. Quem vai desistir da luta?