________________
A Ciência do Karma
41
a alguém uma perda no valor de milhões de dólares, isso significa que eu também terei que sofrer o mesmo tipo de perda?
Dadashri: Não, não em termos de danos. Irá sofrer de outra maneira, mas com a mesma intensidade. Seja qual for a infelicidade que você causa, a mesma quantidade de infelicidade vai aparecer no seu caminho. Seu filho vai fazer você miserável, talvez por esbanjar todo seu dinheiro. Você vai sofrer a mesma quantidade de infelicidade que você causou a outrem. Se você ferir alguém, você será ferido e se você der felicidade a alguém, você vai ter a felicidade de volta. Em última análise, todos os karmas se enquadram na categoria de raag-dwesh (apego e aversão). O efeito da raag (apego) é a felicidade e o efeito da dwesh (aversão) é infelicidade.
Questionador: Se o efeito da atração é a felicidade e o efeito de aversão, é a infelicidade, seria um efeito direto ou um indireto?
Dadashri: Não é nada além de um efeito direto. Com apego, os karmas de mérito resultam e você receberá prosperidade e riqueza. Mas quando sua riqueza cessa, ela vai deixá-lo com infelicidade.
A felicidade que você experiencia é realmente felicidade emprestada, um empréstimo a você. Só aceite se você for pagála(voltar para o mundo em outra vida). Se você não tem os meios para pagar de volta, então pare de desfrutar a felicidade (não crie uma causa de karma). É tudo por empréstimo. Toda forma de felicidade ou sofrimento é por empréstimo. O fruto de punya é a felicidade que também está emprestada. E o fruto da paap é o sofrimento, que também é empréstimo. Tudo é emprestado a você, portanto não faça um acordo se você não quer ter outro nascimento para pagar o empréstimo. É por isso que ambas as formas de karma, positivo e negativo devem ser renunciadas.
Questionador: Se nós apenas estamos pegando de volta