________________
foi atingida, esta é que é a culpada. Não importa o quão incontrolável e quão mal comportadas são as crianças ao redor, não importa o que elas jogam nas brincadeiras, se isto não incomodá-lo, então você não é culpado. Se isto afeta você, então você deve entender que a culpa é sua.
Analise Desta Maneira
De quem é a culpa? Descubra quem está sofrendo. Se um empregado quebra dez xícaras de chá em casa, isto vai afetar alguém na casa. As crianças da casa não se importarão, então elas não vão sofrer. Os pais poderão ficar irritados, mas mesmo assim a mãe consegue adormecer. O pai calcula o prejuizo, “Dez vezes cinco, perdi cinqüenta rúpias. “Ele está acordado, ele está contrariado, sofrendo mais, a partir daí você entende de quem é a culpa”. Se você continuar a analisar situações, desta forma, você vai progredir espiritualmente e alcançar a libertação.
Questionador: Algumas pessoas simplesmente não entendem, não importa o quão bem você interaja com elas.
Dadashri: Se elas não entendem, então a culpa é sua. É absolu- tamente errado ver culpa nos outros. E é isto que você está fazendo, ao dizer que elas não entendem. É por causa da sua própria culpa que você encontra um instrumento (nimit) que infligirá sofrimento em você. Um evidente instrumento (nimit) é uma pessoa, você irá culpá-lo, mas e se o instrumento evidencial (nimit) for um espinho que fura o seu pé, o que você faria? Centenas de pessoas andaram sobre este passeio, mas nenhuma delas foi furada. Mas quando 'Chandulal' está caminhando, o espinho fura o pé dele. A Vyavasthit (evidência científica circunstancial interdependente) é muito precisa. Ela (Vyavasthit ) só traz sofrimento para aqueles que tem acertos de contas passadas. Traz junto todas
64